Resenha – Invasão à Londres

Em 2013, um dos maiores filmes de ação que tivemos foi Invasão à Casa Branca (Olympus Has Fallen). Curiosamente naquele ano vimos a emblemática sede da presidência dos EUA ser destruída duas vezes no cinema, sendo a segunda em O Ataque (White House Down), com Channing Tatum e Jamie Foxx, que na bilheteria ficou atrás do filme que precede o que tratamos aqui. Em Invasão à Londres (London Has Fallen), o oficial do serviço responsável pela segurança pessoal do político mais poderoso do mundo, Mike Banning (Gerard Butler), está prestes a se aposentar para acompanhar o nascimento de seu primeiro filho. Como todo herói de ação não tem vida fácil, o Primeiro Ministro britânico morre e seu funeral é parada obrigatória para os grandes líderes mundiais, o que inclui o presidente dos EUA Benjamin Asher (Aaron Eckhart).

Com o melhor esquema de segurança possível, o evento logo sofre uma série de ataques terroristas visando a morte dos figurões políticos. Partindo desta premissa simples, temos todos os ingredientes para ação desenfreada com terrorismo moderno e destruição urbana. A caçada ao Presidente dos EUA faz com que o Vice-Presidente Trumbull (Morgan Freeman) assuma o comando da Casa Branca enquanto Banning luta pela sobrevivência nas ruas de Londres, movimentando inclusive o serviço secreto britâncio, MI-6.

londonhasfallen

Como a maioria das produções da Lionsgate, o longa aposta em uma fórmula óbvia, retratando os líderes mundiais de acordo com esteriótipos de seus países, facilitando a identificação pelo grande público. Seguindo esta linha, Gerald Butler interpreta um herói americano praticamente imbatível, que precisa cumprir sua missão e sobreviver para ver o filho nascer nos EUA. Apesar do tema trágico, o roteiro encontra espaço para muitas frases de efeito e pitadas de comédia. O foco maior, entretanto, é na ação do início ao fim, abusando de explosões, perseguições e tiros pra todo lado com uma dose considerável de violência. Em momentos de descanso, temos a forte de presença de Morgan Freeman para garantir algum ar de seriedade pra trama.

Assim como o título sugere, a capital da Inglaterra é completamente destruída e no processo temos muitas cenas impactantes e uso da câmera lenta, tudo com a trilha sonora eletrizante típica do gênero. O desenvolvimento dos personagens não vai longe e vemos soluções que abusam dos clichês dos filmes de ação, com atuações competentes e nada mais. No fim das contas, Invasão a Londres é um filme indicado apenas para fãs da ação exagerada dos velhos tempos e neste quesito ele oferece entretenimento, sem surpreender. Caso você se incomode com a imagem heroica dos EUA, fique longe deste filme.

Ficha Técnica:
London Has Fallen – 2016
Duração: 100 minutos
Gênero: Ação
Diretor: Babak Najafi
Elenco: Gerard Butler, Aaron Eckhart, Morgan Freeman, Angela Bassett

Morgan-Freeman-London-Has-Fallen