Resenha – Westworld 1×07 “Trompe L’Oeil”

Havia certa desconfiança em Bernard ser um andróide ou não e, no sétimo episódio, como prometido pela produção, as coisas mudariam completamente. Os técnicos são andróides, assim como o próprio Bernard, e talvez o maior vilão da história seja o Dr. Ford, já que ele não tem problema nenhum em matar quem entra em seu caminho.

Primeiramente, Trompe L’Oeil é uma expressão francesa que significa algo como “enganar os olhos” e é bastante utilizada em pintura e arquitetura para designar uma técnica artística específica. Com truques de perspectiva, é criada uma ilusão ótica que faz com que formas de duas dimensões aparentem possuir três.

westworld-1x07-6-1024x768Com isso em mente, talvez tudo o que é visto pela perspectiva dos andróides nos chegue com informações faltando, como a porta que o Bernard não viu no cenário da casa, ou a foto do Dr. Ford mais jovem com o andróide imitando seu pai (ou seu pai mesmo, que ainda não havia morrido).

Também pudemos observar que há uma grande chance de que o Dr. Ford mate quem tenta se meter em seu caminho, já que ali ficou claro que a Theresa não era uma androide. Inclusive um androide novo estava sendo moldado na sala, que poderia ser exatamente a réplica da Theresa.

ww-1x07-600x400

Tivemos cenas que não importaram tanto, como a reunião entre a Charlotte e a Theresa, com o Hector na sala, sendo feito de escravo sexual, e cenas como quando William já demonstra estr sendo corrompido pelo parque e cogitando ficar com Dolores, mas entrndo em conflito com seu mundo real, já que tem um casamento marcado com a irmã do Logan, seu amigo abandonado em Pariah.

E nas cenas que merecem destaque, a emboscada dos Confederados e o surgimento da Nação Fantasma, com uma correria de cavalos e gente morrendo aparecem como pontos altos de um episódio que teve duas cenas grandiosas: essa e da morte da Theresa, juntamente com a revelação de Bernard como sendo um androide.

westworld-1x07-7

No fim das contas as conversas da Dolores com o Bernard nada mais eram que conversas entre o Arnold e o Dr. Ford, já que, segundo a teoria da mente bicameral, existe a voz que diz ao androide o que fazer, que seria a voz dos deuses, e o ato propriamente dito.

Outra cena que merece menção foi a da Clementine. Ali a gente pode observar que os técnicos, num geral, são anfitriões programados pra fazer outras atividades, o que há discutimos em outras análises.

westworld-1x07-trailer-trompe-loeil

E, por fim, Maeve aparece novamente, sem tanto foco, como que para corroborrar que ela quer as rédeas da própria vida e vai tentar de tudo para obtê-las. Que não importam as circuntâncias, ela quer ir embora levando com ela o código secreto que só existe no parque. Se o Dr. Ford vai interfir? Quase certo. O que não podemos ter 100% de certeza é como, nem quando, já que a HBO já confirmou a segunda temporada de Westworld.

E você? Comente o que achou do episódio!

  • Roberto Sanchez

    Seriado está muito bom e parabéns pela resenha. Vamos aguardar pelo labirinto.

    • Tatiana Trindade

      Obrigada Roberto! ^^ Todo mundo tá ansioso pelo labirinto hahaha

      • Roberto Sanchez

        O legal Tatiana, é ficar pensando quem são androides que trabalham lá e o Ford está escondendo. O que não estou gostando são as alterações na Maeve e não acusa no sistema.