Nintendo Switch com menor qualidade gráfica que PS4 e XOne

Apesar de poucas informações em relação ao novo console da Nintendo, aos poucos vão surgindo mais e mais notícias e um relatório nos dá uma pequena impressão sobre a potência do console. A VentureBeat ouviu de duas fontes que o Switch usará uma variante do chip Tegra da Nvidia para o processamento gráfico, que foi confirmado pela própria Nintendo ao anunciar o Switch.

Segundo o relatório que a VentureBeat teve acesso, a modificação do chip utilizado no Nintendo Switch terá mais de 1 teraflop de desempenho, isso é bem abaixo se compararmos com o Xbox one (1,3 teraflops), Project Scorpio (6 teraflops), PS4 (1,8 teraflops) e PS4 Pro (4,4 teraflops).

“O Maxwell Tegra (que usa um processo de 20nm em comparação ao processo 16nm mais eficiente do Pascal) no console ainda é poderoso o suficiente para rodar jogos do estilo da Nintendo que priorizam a qualidade de arte em vez da potência gráfica, mas não espere que o Nintendo Switch consiga se equiparar a qualidade gráfica dos jogos PS4 mais avançados “, informou VentureBeat.

Fontes relataram ao site que a Nintendo está “com muita pressa”  e que não podia esperar pela versão Pascal do processador Tegra. A Nintendo e a Nvidia se recusaram a comentar quando abordado pela VentureBeat.

O pesquisador de mercado Jon Peddie (Jon Peddie Research) disse ao site que provavelmente não importa se o Switch é de pouca potência em comparação com a concorrência: “Eu não vejo a estratégia da Nintendo como um risco. Muitos comentaristas, fanboys e investidores cometem um grave erro quando tentam comparar a Nintendo com a Sony e a Microsoft. A Nintendo tem um produto acessível e o desempenho não é um critério de liderança. Tentar comparar a Nintendo com a Sony é como comparar um Volkswagen a um Corvette. É uma analogia engraçada e um descrédito para os fãs que amam Nintendo“.

Jogos como Skyrim e o NBA 2K foram exibidos em execução no Switch durante o evento em que o console foi anunciado. Embora esses jogos ainda não estejam confirmados para o console, mais recentemente, a Nintendo deu a primeira demonstração de The Legend of Zelda: Breath of the Wild rodando no Switch e parecia bom.

A Nintendo disse que vai discutir as especificações do Switch, preço e sua programação de lançamento, durante um evento em janeiro de 2017.