Resenha – All-Star Batman vol. 2: Frio Ao Núcleo

“Alguns dizem que o mundo vai acabar em fogo, alguns dizem que no gelo. Do que eu provei de desejo, eu mantenho em favor do fogo. Mas se tiver que perecer duas vezes, eu acho que sei o suficiente de ódio, para dizer que para a destruição de gelo também seria excelente. ”

Ao longo dos Novos 52Batman foi um dos únicos personagens que conseguiu manter boas histórias por quase toda duração dessa reformulação da editora, com o Renascimento a qualidade não mudou, mantendo grandes histórias tanto em All-Star com roteiro de Snyder, quanto em Detective Comics de James Tynion ou no título principal do personagem por Tom King.

Depois de seu primeiro arco extremamente elogiado pela crítica, o roteirista Scott Snyder prova que um raio pode sim cair duas vezes no mesmo lugar, escrevendo um arco completamente diferente do anterior com apenas 26 página na edição “All-Star Batman #6”, publicada em janeiro desse ano. Dessa vez com o auxílio de seu antigo companheiro do título “Detective Comics” durante os Novos 52, Jock, conhecido pelos seus desenhos que fogem do estilo mais tradicional, ilustrando muito bem o terror do mundo gélido do Alasca.

O personagem escolhido para estrelar esse volume foi Dr. Victor Fries, ou como é mais conhecido Senhor Frio. Impossível não lembrar do personagem sem vincular ao ator Arnold Schwarzenegger, interprete do personagem na péssima adaptação de 1997, Batman & Robin do diretor Joel Schumacher. Victor é uma reformulação do personagem Dr. Schivel chamado de Mister Zero, criado por Bob Kane, para a revista Batman #121, em fevereiro de 1959. Foi renomeado Senhor Frio porque foi com esse nome que ele apareceu na popular série de TV de 1966, onde foi interpretado por George Sanders, Otto Preminger (ambos em 1966) e Eli Wallach (em 1967).

A história “Frio Ao Núcleo” é a primeira parte de um arco maior do homem morcego chamado “Extremidades Da Terra”, a princípio o foco desse arco é levar o Batman ao limite enfrentando seus mais terríveis vilões, nos mais diversos ambientes. Começando com o cavaleiro das trevas recitando um poema sobre como desejos egoístas poderiam destruir o mundo, enquanto caminha pela neve em busca do Senhor Frio, que pretende extrair o núcleo de gelo mais antigo do mundo e levar a humanidade a uma nova Idade do Gelo, além de acabar liberando bactérias dormentes no planeta como consequência do ato.

A razão desse atentado é a obsessão para ter de volta sua esposa, Nora Fries, que se encontra em estado criogênico devido a uma doença incurável.

Snyder consegue mexer com os sentimentos do leitor nesse conto, os motivos que levam o vilão a cometer tais atos de destruição servem para mostrar que não existem limites para ajudar pessoas amadas. A trama traz a sensação de uma caçada a cada página virada, graças aos desenhos imersivos de Jock, que apesar da utilização de tons frios, com foco em azul e branco durante o segmento da história consegue humanizar os personagens e trazer uma pressão claustrofóbica durante todo volume, mostrando com perfeição a rivalidade dos personagens.

Enquanto o arco do Duas-Caras lembra um filme de estrada, numa corrida sem fim em busca de sobrevivência, esse lembra bastante um filme de terror ambientado nas neves, onde o apesar de não ter nada ao redor a sensação de estar preso nesse local é aterrorizante, principalmente com a adição de zumbis de gelo, subordinados de Fries.

Depois da péssima adaptação nos Novos 52, Senhor Frio aproveita ao máximo sua chance de redenção nesse novo arco, trazendo de volta um dos mais legais vilões de Gotham ao ápice com uma história digna de elogios, diálogos acelerados sem utilizar balões, apenas contando com as caixas de texto e em terceira pessoa, casando perfeitamente com uma arte excepcional onde qualquer pagina ficaria incrível em um quadro.

Francesco Francavilla, desenha a quinta parte história extra, “A Roda Amaldiçoada”, também escrita por Snyder, mostrando o treinamento de Duke Thomas, decepcionado consigo mesmo por não conseguir decifrar as charadas de Edward Nygma, se colocando em perigo por não seguir os conselhos de seu mentor.

Quem está acompanhando essa revista do personagem com certeza está se surpreendendo a cada capitulo lançado, sempre mantendo algo inédito e divertido, uma excelente adição a mitologia do morcego.

05 06 07

Hyader Oliveira

Estudante de Jornalismo e criador do Blog "Tocah Do Coruja", viciado em escrever sobre quadrinhos, cinema e desenhos animados. Por ser um aficionado por esse universo fantástico desde antes de aprender a ler e escrever, sempre quis saber mais sobre meus heróis favoritos garimpando de blog em blog informações e conceitos relacionados a esse universo.