Resenha – Fragmentado

Fragmentado conta a história de Kevin (James McAvoy), um homem que sofre de transtorno dissociativo de identidade, ou seja, possui múltiplas personalidades. Dirigido por M. Night Shyamalan, o longa mistura suspense com elementos fantásticos.

O longa inicia com Kevin sequestrando 3 garotas, ele as mantém como reféns visando utilizá-las numa espécie de ritual. Porém, por possuir múltiplas personalidades por vezes ficamos sem saber exatamente qual personalidade está por trás de determinada ação.

James McAvoy tem atuação marcante

Shyamalan consegue criar uma atmosfera de suspense e urgência com maestria, nos remetendo a alguns de seus melhores trabalhos. Contudo, é difícil imaginar este filme funcionando com outro ator que não James McAvoy. Aqui, o britânico se supera e entrega uma atuação marcante, trazendo a vida 9 das 23 personalidades de Kevin. Ao longo do filme vamos aprendendo mais sobre as diferentes personalidades, muito por conta das sessões que o protagonista tem com sua psiquiatra, Dra. Karen Fletcher (Betty Buckley), que funciona como nossa guia através da psique do personagem.

Digno de menção também é o trabalho feito por Anya Taylor-Joy (A Bruxa), que interpreta a jovem Casey, uma das 3 garotas raptadas. Diferente das demais, Casey tem uma história complexa e seu passado é explorado através de flashbascks.

O final, como em muitos dos filmes do diretor, apresenta um twist que promete deixar felizes aqueles que acompanharam seu trabalho. Entretanto, não chega a ser exatamente algo para o qual temos pistas ao longo da película. Neste caso, está mais para uma reviravolta que pode mudar toda sua forma de encarar a história.

Logo, seria correto classificar o longa como “o retorno de M. Night Shyamalan?” Se você for fã de seus trabalhos de início de carreira, com foco em histórias mais íntimas e pessoais, certamente pode considerar esse filme como uma volta do diretor a velha forma.

Ficha Técnica

Split – 2016
Duração: 117 minutos
Gênero: Suspense/Thriller
Diretor: M. Night Shyamalan
Elenco: James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Betty Buckley, Haley Lu Richardson e Jessica Sula.