Em abril O Festival Guia dos Quadrinhos comemora 10 anos homenageando o mestre Jack Kirby

O Festival Guia dos Quadrinhos teve início em 2009 e se chamava Mercado de Pulgas, mas mudou o nome em 2013. Hoje, é um dos eventos nerds mais adorados pelos fãs de quadrinhos e de cultura pop, o festival guia dos quadrinhos desse ano, comemorando 10 anos da criação do catalogo virtual de quadrinhos pelo designer gráfico Edson Diogo, esta homenageando os 100 anos do nascimento do lendário Jack Kirby com uma exposição com as artes exclusivas de diversos desenhistas brasileiros , além disso terá o lançamento do livro “Os Mundos de Jack Kirby – Tributo ao Rei dos Quadrinhos”, que traz 100 artes exclusivas de artistas brasileiros para honrar um dos nomes mais importantes dos quadrinhos,  em uma obra inédita e de tiragem limitada.

A ideia de criar um catálogo de quadrinhos publicados no Brasil surgiu em 1996, quando o Edson Diogo trabalhava na redação da revista Wizard, publicada pela Editora Globo. Na época, ele era responsável por um espaço da publicação que cuidava de listar os preços de HQs. “O objetivo do Guia de Preços dos Quadrinhos era dar ao leitor uma referência na hora de comprar revistas antigas em sebos ou direto de colecionadores. ”, explica ele.

Além dos convidados com presença confirmada como Daniel HDR (Red Sonja, X-Men Forever), Omar Viñole (Coelho Nero) e o casal Paulo Crumbim e Cristina Eiko (Quadrinhos A2, Penadinho – Vida). O evento também preparou uma homenagem especial. A artista de destaque será a letrista Lilian Mitsunaga, um dos principais nomes dessa função no Brasil, que tem no currículo contribuições com os quadrinhos Disney e super-heróis da Editora Abril e no desenvolvimento de 15 fontes diferentes para o álbum Asterios Polyp, criadas a partir da caligrafia do autor David Mazzucchelli.

Além do livro homenageando Jack Kirby, também irá contar com o lançamento exclusivo do livro ” Marvel Comics: A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil” já que a Casa das Ideias completa 50 anos de presença em terras tupiniquins em 2017 e eis que um livro escrito por um dos maiores colecionadores de gibis do Brasil, Alexandre Morgado, chega pela editora Laços para contar mais detalhes de como tudo isso se deu contendo 288 páginas e custando apenas R$ 49,90.

Para valorizar ainda mais seu público, eles criaram a hashtag #SomosTodosColecionadores, que servirá como marca registrada para todos aqueles que fazem do colecionismo uma razão de viver.

Utilize a hashtag nas redes sociais e poste fotos de sua coleção, conte como nasceu sua paixão ou compartilhe dicas para melhor cuidar dos itens. No Festival Guia dos Quadrinhos, colecionar é coisa séria.

Com data marcada para 8 e 9 de abril, no Clube Homs (Avenida Paulista, 735 – Bela Vista), em São Paulo/SP.

Ingressos: através do link www.fgdq.com.br/ingressos.

Hyader Oliveira

Estudante de Jornalismo e criador do Blog "Tocah Do Coruja", viciado em escrever sobre quadrinhos, cinema e desenhos animados. Por ser um aficionado por esse universo fantástico desde antes de aprender a ler e escrever, sempre quis saber mais sobre meus heróis favoritos garimpando de blog em blog informações e conceitos relacionados a esse universo.