Marvel Comics |John Romita Jr. Comenta sobre a atual situação da editora

O que está faltando atualmente na Marvel é o famoso senso comum. Eu tenho dito isso desde que Marvel substituiu o Wolverine, Logan, por uma adolescente. Basta criar personagens novos para não aborrecer os fãs antigos ao substituir seus heróis favoritos. E isso é exatamente o que a DC Comics está fazendo com sua nova iniciativa Dark Matter. A DC não está matando e substituindo Batman, Superman e Mulher Maravilha, eles estão usando seus principais criadores para lançar novos personagens.

O site Newsarama relatou na coletiva de imprensa para Dark Matter da DC que o tópico de substituição de personagens para preencher cotas de minoria, tornou-se bastante “quente“ com o artista superstar John Romita Jr., especificamente ao responder aos comentários recentes feitos por Axel Alsono sobre artistas não importarem e não serem capazes de Vender quadrinhos por si só, bem como a política da Marvel de substituir personagens por personagens de legado sem mais nem menos.

Aqui está o que JRJR tinha a dizer sobre a substituição de personagens por outros diferentes:

“Há um lado cínico nesse ponto,” disse Romita “Por que você está criando esses personagens apenas para adicionar mais diversidade quando todo mundo sabe que você está fazendo isso?”

“Se alguém tivesse tomado o Justiceiro e o tivesse feito feminino em vez de quem ele é agora – Frank Castle é agora Francine Castle, isso iria me irritar. Temos duas opções – bem, três, mas não estamos fazendo nada transgênero ainda. Apenas não penso nisso como diversidade, eu penso como apenas um novo personagem.”

“Acho ótimo ter um personagem novo . Eu só não acho certo olhar apenas pelo ponto de vista da diversidade, porque já foram criados grandes personagens femininos e grandes personagens étnicos ao longo das décadas. Uma das razões pelas quais não funciona é quando você toma um personagem que todos conhecem há muito tempo e porque queremos criar essa diversidade, você diz ‘eu só vou mudar isso” acrescentou Romita. “A ideia é criar novos personagens para serem julgados por mérito próprio. “

E sobre a questão do comentário sobre desenhistas dito por Axel Alonso

“A Marvel não contrata mais artistas de alto preço, eles contratam escritores de alto preço, e eles acham que eles podem preencher o artista mais tarde. E eu faço exceção a isso. Nós escrevemos essas histórias. Nós manifestamos a ideia”. Romita continuou dizendo que ele acredita que é a parceria entre artistas e escritores que faz histórias se tornarem memoráveis.

Hyader Oliveira

Estudante de Jornalismo e criador do Blog "Tocah Do Coruja", viciado em escrever sobre quadrinhos, cinema e desenhos animados. Por ser um aficionado por esse universo fantástico desde antes de aprender a ler e escrever, sempre quis saber mais sobre meus heróis favoritos garimpando de blog em blog informações e conceitos relacionados a esse universo.